sexta-feira, 1 de março de 2013

Topologias

Topologia: é o estudo do desenho da rede, a forma como os dispositivos estão conectados uns aos outros.

Básicas: Barramento (Bus); estrela (Star) e anel (Ring).

Barramento (Bus)

Trata-se de uma topologia antiga, que usava um cabo coaxial para interligar todas as máquinas da rede. Cada máquina deve ter uma placa de rede apropriada para esse tipo de cabo. Por existir um meio físico (fio metálico de cobre) compartilhado para todas as máquinas, apenas uma máquina pode realizar transmissões por vez, aguardando para isso até o cabo ficar livre. O cabo coaxial fino pode transmitir até 185 metros. Para os dias atuais não atende a demanda de serviços necessários no tocante a velocidade, conexões simultâneas, número de máquinas, manutenção, falhas no cabo comprometem a rede toda.

Estrela (Star)

A topologia estrela surgiu como uma solução para alguns dos problemas detectados na topologia barramento. Através de sua utilização foi possível isolar falhas de cabeamento que passaram a afetar apenas o dispositivo que estiver com a conexão danificada. Os demais continuam funcionando normalmente. No entanto, como se fosse o "Sol" para nós, se o concentrador deixar de funcionar todos os dispositivos conectados, deixarão de transmitir. 
A distância padrão do PC ao concentrador é de 100 metros usando-se o cabo par trançado.
Inicialmente foi concebida com a utilização de um HUB como concentrador, mas nos dias de hoje o SWITCH é utilizado.
Anel (Ring)

Esta topologia apresenta o recurso de envio de informações usando  um conjunto especial de bits denominado “token”. Ao usar o “token” obteve-se a vantagem de impedir a ocorrência de colisões típicas das conexões dentro de LANs configuradas com topologia barramento ou topologia estrela com hub atuando como concentrador. Lentas e sujeitas a falha devido a danos no cabo, deixou de ser empregada nas LANs.


Malha (Mesh)

Topologia utilizada em MANs e WANs com a principal característica de propiciar tolerância a falha de ligação. Redes que necessitam alta disponibilidade contratam ligações duplicadas, redundantes, caminhos alternativos para que na eventualidade da falha de uma das ligações entre sites, um outro caminho pode ser utilizado para o envio dos dados. Em virtude das ligações adicionais, o custo torna-se mais elevado. Bancos, companhias aéreas e órgãos vitais do governo optam por essa topologia.


Barramento-estrela

Topologia que foi usada para conectar vários hubs utilizando um cabo coaxial. O tráfego gerado a partir de uma máquina era enviado a todas as máquinas do segmento. Por definir um único domínio de colisão contendo inúmeros hosts não apresenta bom desempenho.



Anel-estrela

Criada para conectar redes MAN e WAN. Interliga várias LANs através de um anel construído com fibra óptica, onde vários "tokens" em alta velocidade transportam dados entre LANs fisicamente distantes.